domingo, 20 de maio de 2007

Tipos de Pragas na Internet (Parte 1)


Como todos nós sabemos existem vários tipos de pragas que surgem constantemente na Internet, começarei falando sobre os Sniffers.

Sniffers (do inglês sniffer, farejador) são programas que permitem o monitoramento de uma rede interna (LAN) e de todo o seu tráfego. A Arquitetura TCP/IP criado a partir dos anos 70, como parte do programa ARPANET, é a base do tráfego flexível e seguro, mas não de acesso à informação com segurança. As informações que saem de qualquer estação da rede viajam por ela de forma límpida, sendo apenas divididas em pacotes de dados que são, posteriormente, agrupados na máquina destinatária, mas que podem ser percebidos por toda a rede. À parte daí, basta que um sniffer esteja localizado dentro da rede, esperando o pedido de acesso a serviços, como recebimento de e-mails (POP ou IMAP), acesso remoto (telnet, VNC), transferência de arquivos (FTP) ou serviços de instant Messenger. E é então que usernames, senhas e mesmo textos inteiros de e-mails e documentos anexos – nos quais a criptografia normalmente não é aplicada, passam a correr o risco de se tornarem públicos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Essa sobre Sniffers eu ainda não conhecia, muito bom esse blog, coloca ai mais sobre outros tipos de vírus que tem na internet.

Luciano Araújo disse...

Massa Dr. Cleisson vai virar um Adalberto com esses seus assuntos hehehe, ms tá mto legal mesmo apoio a iniciativa!!!

Anônimo disse...

Muito legal o seu blog, seria legal vc falar de criptografia, aqueles algoritmos massas, checksum, md5, essas coisas, o que você acha?