quarta-feira, 23 de maio de 2007

A importância do gestor de segurança

Uma estrutura consolidada de proteção para rotina corporativa precisa de uma atuação cuidadosa, pensada e atualizada constantemente, com a preocupação de realizar avaliações repetidas em busca da sintonia fina que irá otimizar o dia-a-dia.


Por isso, o papel do gestor de segurança ganha ainda mais importância nesse contexto. Sua responsabilidade como gerente de pessoas, para orientar o elo mais fraco da cadeia, o usuário, também precisa de grande habilidade. A cooperação e a conscientização do público, bem como as formas de transformá-los em aliados, tornam-se fundamentais dentro do novo escopo da Segurança da Informação.

Estudos realizados por institutos de pesquisa apontaram, para desespero dos especialistas, que mais de 70% dos incidentes registrados em segurança partiram de dentro da companhia, do inimigo interno abrindo a brecha para ataques ou falhas. Na outra ponta, a reprodução acelerada de novas pragas – vírus, worms ou trojans— não permite uma postura negligente em relação à segurança. A chegada de novas formas de ataque, vide o que ocorreu com os spywares e adwares, sem deixar de citar os phishing scam e pharming, os quais geraram muita dor-de-cabeça para os usuários.

Por essa razão é importante a evolução constante não só dos conhecimentos do gestor, bem como da plataforma de combate. Seja em hardware ou software, as atualizações são fundamentais para um bom desempenho da Segurança da Informação dentro da corporação. Além disso, gerenciar a proteção nas pontas, onde estão os usuários, também é um grande desafio.

Um comentário:

Alamo disse...

Parabens Cleisson, seu Blog realmente ficou muito bom, e serve de referencias para pesquisa, não só de nossos amigos, mas para todo internauta interessado em assuntos de segurança em informação. Grande abraço, e continue atualizando o Blog.