O LTSP (Linux Terminal Server Project) fornece um meio simples de utilizar estações de baixo custo como terminais gráficos ou caracteres em um servidor GNU/Linux. Utilizando o LTSP, você pode ter PC's baratos, remover seu disco rígido, disquete, USB, CD−ROM, e adicionar uma placa de rede com suporte a boot por rede. Durante a fase de boot, a estação sem disco obtém suas informações IP e o kernel do servidor, e então monta o sistema de arquivos raíz via NFS. Uma coisa realmente interessante é que você pode ter várias estações de trabalho conectadas a um único servidor GNU/Linux. Quantas estações de trabalho? Bem, isto depende da capacidade do servidor e das aplicações que serão usadas. Iniciar uma estação sem disco envolve alguns passos. Entender o que está acontecendo ao longo do processo irá tornar muito mais fácil a solução de problemas se eles chegarem a acontecer. Além da redução de custo de desktos é a limitação dos usuários que o LTSP pode favorecer a empresa.
Há quatro serviços básicos que são necessários para iniciar uma estação LTSP. São eles: DHCP, TFTP , NFS, XDMCP.
O LTSP é muito flexível. Cada um dos serviços relacionados acima podem ser oferecidos pelo mesmo servidor, ou de diferentes servidores.
Um comentário:
Já vi uma estrutura ltsp em um laboratório de informática em uma comunidade para inclusão digital, o bom é a reutilização dos computadores antigos.
Postar um comentário